Em Donostia, dia 13, às 19h30, no Boulevard. Em Bilbo, dia 27, às 19h00, na Praça Zabalburu.
Manifestações pró-amnistia (spot)
O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) marcou manifestações a favor da amnistia, de carácter nacional, para 13 de Agosto, na aste nagusia [semana grande] de Donostia, e para 27 de Agosto, na aste nagusia de Bilbo. A da capital guipuscoana começa às 19h30 no Boulevard, e a da capital biscainha tem início às 19h00 na Praça Zabalburu.
Numa nota emitida no final de Julho, o MpA explica que a organização destas manifestações surge na sequência de uma reflexão. Por um lado, chegaram à conclusão de que existia um vazio importante em torno da luta em prol dos perseguidos políticos, uma situação que facilitava a despolitização destes militantes políticos, em prejuízo do processo de libertação.
Por outro lado, as razões que fundamentaram a luta dos presos políticos bascos (ainda estão nas cadeias quase 400), ou seja, a opressão nacional e social de Euskal Herria, continuam vigentes.
No texto, o MpA afirma que, com as inúmeras mobilizações e iniciativas que levou a cabo, crê ter actualizado e recuperado a questão da amnistia, que voltou a ter lugar nos debates populares. / Ver: aseh [Ez zaituztegu bakarrik utziko!]