Com o material que gravaram no Donbass (Leste da Ucrânia), os jornalistas bascos Mikel Arregi e Ibai Trebiño decidiram realizar o documentário «Donbass: gerra Europaren bihotzean». No dia 21, o filme é apresentado por Trebiño na sala da associação Kabia, em Bilbo.
O documentário baseia-se nos trabalhos de reportagem realizados, em 2015, no Donbass (repúblicas de Donetsk e Lugansk) pelos jornalistas arrasatearras Ibai Trebiño e Mikel Arregi. Testemunhos em primeira da mão da frente de guerra, que foram publicados em diversos órgãos de comunicação bascos, como Argia, Berria, Radio Euskadi e mondraberri.eus.
À decisão de realizar um documentário a partir das muitas horas de material gravado, seguiu-se uma campanha de recolha de fundos e um ano de trabalho intenso (edição, produção, tradução).
O documento, que os realizadores definem como «trabalho jornalístico», já foi apresentado em várias salas de Euskal Herria. No dia 21 deste mês, quem quiser terá oportunidade de o ver – e de assistir à apresentação, a cargo de Ibai Trebiño – na associação cultural Kabia, em Bilbo. A sessão começa às 19h00.
«Donbass: a guerra no coração da Europa» (trailer)Ver: aseh e Twitter [Han ikusten gara! Vemo-nos lá!]