A organização deste festival solidário com os presos políticos bascos e os seus familiares já deu a conhecer o cartaz da sua 19.ª edição, que se realiza em Entrecementerios (Atarrabia, Nafarroa) no dia 17 de Dezembro. As entradas custam 15 euros antes e 20 euros compradas no próprio dia.
Mafalda, Arkada Social, La Pegatina, Afu, Green Valley, Esne Beltza, Marianitoz Blai, Reincidentes, Lendakaris Muertos e Joxe Replay são os artistas que este ano vão participar no Hatortxu. Também os Habeas Corpus, que ali darão o seu último concerto.
A organização do festival sublinha que mais de 350 presos políticos bascos continuam atrás das grades, dispersos pelas cadeias dos estados espanhol e francês. Em simultâneo, destaca os vários riscos associados à política de dispersão: psicológicos, sociais e económicos. Trata-se de uma política que visa punir os presos e os seus familiares e amigos.
Todos os anos, afirmam, o festival é erguido com o objectivo de que seja a sua última edição, mas, como ainda não foi possível derrotar a política de dispersão, o Hatortxu continua a apelar à solidariedade de todo um povo. «Enquanto houver um único preso político basco na cadeia, o Hatortxu continuará de pé», sublinham. / Mais info: hatortxurock.eus