O santurtziarra Agus Figal, que passou dez anos na prisão, foi expulso do Estado francês e, depois de tratar de algumas formalidades judiciais, foi posto em liberdade.
Depois de sair da prisão de Clairvaux e de estar confinado durante algumas semanas em Briennel-le-Chateau, Agus Figal (Santurtzi, Bizkaia) foi expulso do Estado francês, sendo enviado para Madrid. Uma vez ali, depois de tratar de algumas formalidades com o agente judicial, ficou em liberdade, tendo iniciado a viagem de regresso a Santurtzi.
Figal esteve mais de treze anos fora da sua terra, dez dos quais na prisão. Os seus conterrâneos estarão à sua espera, e o primeiro acto de boas-vindas está previsto para hoje, às 20h30, no parque de Santurtzi. / Fonte: naiz.info
De acordo com informação divulgada pelo Herrira, o preso enkarterriarra (Bizkaia) Jordi Grau também será libertado hoje, depois de pagar uma fiança de 6000€.
Em Burlata, concentração contra a detenção de Jose Javier Oses
A concentração, convocada pelo signatários do Acordo de Gernika, decorreu na Udaletxe plaza de Burlata e tinha como objectivo protestar contra a detenção do seu conterrâneo Jose Javier Osesen, Jotas.
Na semana passada deram-se várias detenções de cidadãos bascos, incluindo a de Jose Javier Oses, no Estado francês. Jotas é uma pessoa bastante conhecida e querida no seu meio, nomeadamente pelo trabalho de sindicalista desenvolvido em Burlata e Tafalla (Nafarroa).
Para os signatários do Acordo de Gernika, «as detenções são ataque grave ao processo iniciado em Euskal Herria, e mais ainda quando a ETA manifestou a sua disposição para o diálogo e pôs um fim definitivo à sua actividade armada». / Ver: ateakireki.com e ateakireki.com «Atxiloketarik ez! Jotas askatu!»
EHZ 2012: Herrira lipdub
Lip-dub gravado durante o festival Euskal Herria Zuzenean, em Heleta (Nafarroa Beherea), no fim-de-semana passado, como forma de apelar à participação na manifestação convocada pelo Herrira para Baiona, no dia 13 de Outubro, em defesa dos direitos dos presos. (SareAntifaxista e kazeta.info)
Sobre o espancamento de três presos no cárcere francês de Villefranche-sur-Saône, notícia importante em Le journal du Pays Basque:
«Les détenus de Villefranche-sur-Saône auraient été "roués de coups"», de Carole SUHAS (Lejpb)
Sobre a agressão ao gasteiztarra Aitor Liguerzana em Foncalent:
«Grave agresión a Aitor Liguerzana en la cárcel de Foncalent», de Etxerat (etxerat.info)