Face à operação levada a cabo pelo Estado espanhol contra o colectivo de defesa dos direitos das presas e dos presos políticos Herrira, a rede de comités de solidariedade com Euskal Herria, Euskal Herriaren Lagunak, manifesta o seu mais profundo repúdio e exige a imediata libertação dos dezoito detidos, bem como a devolução de todos os bens apreendidos à organização referida.
Com esta brutal acção policial, o Estado espanhol quer cortar pela raiz o trabalho de um movimento popular que alcançou grande aceitação, conseguindo mobilizar a população em torno de um problema que urge resolver: a violação dos direitos dos presos e refugiados bascos. O Estado espanhol sabe perfeitamente que esta luta é essencial para uma resolução justa e democrática do conflito e, precisamente por isso, não tem qualquer interesse em deixá-la avançar.
Queremos também expressar a nossa mais profunda solidariedade aos detidos, seus familiares e à organização Herrira, com cuja colaboração pudemos contar, em diversas ocasiões, nas actividades que organizámos nas nossas respectivas cidades para dar a conhecer a situação das presas e dos presos políticos bascos.
Gora Herrira!
Gora Euskal Herria askatuta!
Euskal Herriaren Lagunak / Amigos do País Basco