No dia 19 passam trinta anos sobre a morte do refugiado Ramón Oñaederra, Kattu. Este jovem de Azkoitia (Gipuzkoa), que tinha então 23 anos, foi abatido a tiro por desconhecidos no bar Kayetenia, em Baiona, numa acção posteriormente reivindicada pelos GAL e que ainda hoje continua impune.
Para assinalar o 30.º aniversário, foi organizada uma série de actos, apresentados ontem à tarde em Azkoitia e que começam no domingo, 15, com um torneio de xadrez. Para dia 19, às sete da tarde, foi agendada uma conferência com o título «Gerra Zikina» (guerra suja), na qual tomarão parte Mikel Aramendi e Karmen Galdeano. Dia 22, domingo, haverá um acto político, às 12h30, na Herriko Plaza. / Fonte: naiz.info
Minuto de silêncio por Mandela num julgamento em Paris a pedido dos presos bascos
A pedido dos presos políticos bascos Ainhoa Ozaeta, Peio Sánchez e Ekaitz Sirvent, que estão a ser julgados em Paris, o tribunal aceitou guardar um minuto de silêncio em memória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul falecido esta quinta-feira, também ele preso político durante muitos anos.
Questionado pelo juiz, o magistrado do Ministério Público manifestou a sua oposição, argumentando que é «um grave insulto para a França» que «um terrorista» faça tal pedido, embora tenha destacado a trajectória de Mandela.
O juiz acabou por aceder ao pedido.
Durante o minuto de silêncio, tanto os três acusados como os cerca de trinta familiares e amigos que se deslocaram de Zarautz, Andoain (Gipuzkoa) e Iruñea para assistir ao julgamento permaneceram de punho erguido e olhando para baixo.
O julgamento dos três cidadãos bascos, que está a decorrer no Tribunal de Justiça de Paris, deve terminar na semana que vem. / Fonte: naiz.info