sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

No dia da constituição espanhola, em Durango reclama-se a independência para «construir a democracia»

Centenas de pessoas participaram na manifestação convocada pela Rede Independentistak com o lema «Nahi dugulako/beharrezkoa dugulako, guk ere BAI independentziari» [Porque queremos/porque precisamos, nós também dizemos SIM à independência]. A mobilização partiu às 17h00 do recinto de Landako, onde decorre a 48.ª edição da Feira do Livro e do Disco Basco.

Centenas de pessoas reclamaram a independência nas ruas da localidade biscainha num dia em que «nos querem impor a celebração da Constituição espanhola, que nega os nossos direitos. Para nós é claro que a independência é o melhor para Euskal Herria, pois, com ela, temos muito a ganhar e pouco a perder» e é com ela «que vamos construir a democracia», afirmou a Independentistak.
Para além da marcha, houve múltiplas actividades culturais ao longo do dia. / Ver: naiz.info e Berria

No dia da constituição espanhola, jovens respondem com insubmissão e «herri eskolas»
Em resposta às celebrações e aos feriados impostos, hoje houve muitas «herri eskolak» [escolas populares] nos bairros e nas terras de Euskal Herria. Confrontados com feriados que lhes são estranhos, os jovens fizeram um apelo à insubmissão e reivindicaram um calendário laboral próprio para o País.

Abenduak 6 de Dezembro [Ernai Gasteiz] De acordo com a organização Ikasle Abertzaleak, realizaram-se cerca de 40 «herri eskolas», em muitas das quais se debateu a LOMCE e Universidad2015. / Ver [com muitas fotos]: topatu.info