O tribunal de excepção espanhol quer mandar o tafallarra Fernando Sota para a cadeia por ter afixado fotos de dois presos políticos bascos durante a edição de 2011 do Nafarroa Oinez (festa do euskara e das ikastolas navarras), tendo-o acusado de «enaltecimento do terrorismo».
Recentemente, a AN espanhola condenou-o a um ano de cadeia. Apesar de os tribunais não decretarem o cumprimento efectivo da pena quando esta é inferior a dois anos, a juíza Concepción Espejel deu ordem de prisão ao jovem de Tafalla e emitiu um mandado de busca e captura contra ele. Considerando que a solidariedade não é crime, Sota decidiu esconder-se para fazer frente a leis injustas.
Para denunciar a situação e expressar todo o apoio a Sota, foi convocada uma manifestação nacional para este domingo, dia 4, às 12h00, em Tafalla, a partir da Praça de Nafarroa. O Fer Libre mugimendua, a Ernai, o Eleak mugimendua, entre outros agentes, fizeram um apelo à participação. / Ver: topatu.info / Mais informação: @FernanLibre e @EleakMugimendua
CONCENTRAÇÃO DE APOIO AOS DENUNCIADOS PELO AUTARCA DE OTEIZA
No dia 1 de Maio, mais de 200 pessoas concentraram-se em Oteiza (Nafarroa) para denunciar o processo judicial contra sete habitantes da localidade, acusados de atentado à autoridade na sequência de um incidente por causa da ikurriña, da bandeira navarra e da rede Independentistak. O queixoso é o autarca.
«Com os denunciados» em Oteiza [Lizarrako Info]
No dia 30 de Abril, realizou-se uma outra concentração frente ao Tribunal de Lizarra, onde os sete indiciados tiveram de prestar declarações. / Ver: ahotsa.info / Mais informação: «Oteiza rebela-se contra acusações que podem mandar 7 habitantes para a cadeia» (ahotsa.info e naiz.info via aseh)