terça-feira, 9 de setembro de 2014

O preso político basco Andoni Beroiz foi libertado

Andoni Beroiz, ex-preso de Galdakao (Bizkaia) com laços familiares em Agoitz (Nafarroa), passou oito anos na cadeia. Esta manhã, o galdakoztarra saiu da cadeia de Algeciras (Andaluzia), e era esperado ao fim do dia em Euskal Herria.

Em 2009, o Supremo Tribunal espanhol confirmou a pena de cinco anos de cadeia a que Beroiz e outras quatro pessoas tinham sido condenadas um ano antes pela AN espanhola, por alegadamente terem participado em ataques de kale borroka nas festas de Galdakao em 2000.

Antes, já fora condenado a dois anos de cadeia – sendo depois absolvido –, por alegado envolvimento num ataque ao quartel da Guarda Civil em Galdakao. Este caso gerou grande burburinho, uma vez que a Ertzaintza sabia que Beroiz não podia estar envolvido nesse ataque: à hora a que ele se deu, essa mesma Polícia elaborou um relatório sobre um acidente de viação em que Beroiz participou... em Zuia, no herrialde de Araba.

O caso passou para as mãos do Ararteko [Provedor de Justiça] e o então conselheiro do Interior, o célebre Javier Balza, foi alvo de duras críticas. [Balza ficou famoso; antes e depois dele, outros houve que famosos ficaram, igualmente eficazes a proteger o canil.] / Ver: ahotsa.info

CONCENTRAÇÃO FRENTE À SEDE DO PP EM IRUÑEA
Ontem, dia 8, na habitual concentração das segundas-feiras, um grupo de pessoas reivindicou frente à sede do PP na capital navarra o direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria.
Participaram 57 pessoas, que mostraram faixas com as seguintes inscrições: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org