O Iruñerriko Herri Harresia / Muro Popular da Comarca de Pamplona agendou para dia 8 de Novembro uma mobilização contra os julgamentos políticos e para reivindicar a absolvição dos 28 jovens independentistas que estão a ser julgados na Audiência Nacional espanhola.
A iniciativa, que terá como lema «Naranjízate. Por las libertades y los derechos civiles. Por el fin de los juicios políticos. #28akereLIBRE», foi apresentada recentemente por representantes do Iruñerriko Herri Harresia e alguns dos arguidos, apoiados por familiares. Na ocasião, sublinhou-se que quase todos estes jovens foram detidos no Outono de 2010, ficaram incomunicáveis e sofreram duras sessões de torturas, tendo já passado cerca de um ano e meio na cadeia.
Agora, pedem seis anos de pena para cada um, acusando-os de militar na Segi. Como se não bastasse quererem metê-los na prisão «por exercerem uma actividade política», ainda recorrem «à única prova que possuem: depoimentos arrancados sob tortura», afirmaram.
Na conferência de imprensa, lembrou-se ainda o facto de, em Maio último, 40 jovens terem sido absolvidos pela AN espanhola num julgamento muito semelhante a este, bem como o facto de a sentença ter invalidado os depoimentos incriminatórios obtidos no período de incomunicação. Agora, o mesmo tribunal julga os 28 novamente com base nos depoimentos «arrancados» nas esquadras e quartéis.
O Iruñerriko Herri Harresia considera que este julgamento «sem pés nem cabeça» é claramente «político». Assim, incentiva a população a mobilizar-se pela absolvição e a participar na mobilização convocada para 8 de Novembro (Antoniutti, 17h30), para acabar com os julgamentos políticos. / Ver: lahaine.org e topatu.info