O refugiado político Eulogio Talavera Merino, Tala, regressou na semana passada à sua terra natal, Ugao (Bizkaia), depois de 40 anos no exílio. Chegou de bicicleta, acompanhado pela esposa e pelos filhos, depois de, no caminho, ter passado pelo cemitério de Zarautz (Gipuzkoa) para prestar homenagem aos camaradas Txiki e Otaegi.
40 urte ondoren Tala, Ugaoko iheslari politikoa, seme-alabek eta emazteak lagunduta txirrindulaz jaioterrira itzuli da (bidean Zarauzko hilerrian geldiunea egin zuen Txiki eta Otaegi burkideak omentzeko). Bejondeizula, lagun!
SERGIO POLO «ISOLADO» EM ALGECIRAS
Há duas semanas, o preso político basco Sergio Polo foi levado da cadeia de Córdova para a de Algeciras, ficando ainda mais longe de Euskal Herria (a cadeia de Botafuego encontra-se a 1060 km de Sopela, Bizkaia, de onde é natural). De acordo com familiares do preso, Madrid aplicou a Polo a «primeira fase do primeiro grau», o que implica, no mínimo, passar três meses sozinho na «secção de isolamento». Para além disso, explicaram os familiares, Polo só tem duas horas de pátio por dia e viu reduzidas as horas de visita.
«Quando falámos com ele, na segunda-feira, disse-nos que estava calmo. Parece que os guardas o tratam correctamente. E os kides estiveram a falar com o chefe da segurança e com o director sobre a situação de Sergio. Vamos ver. Receber as nossas cartas, na nossa opinião, vai ajudá-lo muito nesta nova-velha fase...», disseram os familiares. / Ver: ukberri.net [Na foto, do Sopelako Herrira: mobilização de protesto contra a situação de isolamento do preso político sopeloztarra em Picassent e Córdova, no início de 2013.]