O estudo do caso colombiano lança luzes inocultáveis sobre a realidade mundial: é uma amostra da quinta-essência do capitalismo. Por esta razão há um constante esforço mediático em tergiversar a realidade colombiana, em torná-la invisível e impedir a compreensão de uma realidade que é uma radiografia da metástase mais atroz do sistema capitalista. A resistência do povo colombiano é igualmente tergiversada e tornada invisível nesse esforço constante dos monopólios da difusão de implementar a guerra mediática contra a compreensão da realidade, fazendo ver as resistências populares como «terrorismo». (resistir.info) [em castelhano: aqui]
«Carlos Aznárez sobre a actualidade latino-americana» (Info7 irratia)
Carlos Aznárez, director do Resumen Latinoamericano, fala-nos da actualidade latino-americana. No Peru, os camponeses da província Islay fazem frente a uma das mais poderosas multinacionais mineiras, a Southern Copper, que quer abrir uma mina de cobre no vale de Tambo. / Na Venezuela, Nicolás Maduro deu as boas-vindas aos cinco heróis cubanos, que resistiram com muita dignidade nos cárceres norte-americanos.
/ Diferendo entre o Chile e a Bolívia: este último país reclama na Haia um acesso soberano ao mar. / A «involução» do Partido Socialista chileno.