Oito dos nove condenados pelos incidentes ocorridos no início dos Sanfermines de 2010 anunciaram hoje, numa conferência de imprensa em Iruñea, que dia 29 haverá uma manifestação de protesto, em Zizur Nagusia (Nafarroa), contra a confirmação, pelo Supremo Tribunal espanhol, da sentença decretada em primeira instância. Parte às 19h00 da Emakume plaza.
Ibai Moreno, em euskara, e Aitor Sola, em castelhano, consideraram «inaceitáveis» as penas e criticaram o Supremo Tribunal por «voltar a apoiar a violenta intervenção policial e eximir de qualquer responsabilidade a Câmara Municipal de Iruñea sobre os factos ocorridos».
Sola sublinhou que os jovens foram condenados «por tentar mostrar a ikurriña e defendê-la no txupinazo», criticou «a obsessão da UPN contra o símbolo nacional basco», bem como a atitude da Polícia Nacional espanhola e da Polícia Municipal, «que, ano após ano, procuraram impedir a qualquer preço que a ikurriña estivesse presente no txupinazo». «É triste que a ikurriña ainda hoje seja perseguida e que a sua defesa seja punida com penas de prisão», disse. / Ver: naiz e Berria