Várias dezenas de pessoas juntaram-se, dia 6, na Praça Bide Onera, em Barakaldo (Ezkerraldea, Bizkaia) para dar as boas-vindas ao ex-preso político Alberto Gómez, libertado nesse dia depois de ter passado oito anos na prisão.
A primeira sessão de boas-vindas teve lugar logo à porta da cadeia de Daroca (Saragoça), onde o jovem barakaldarra era esperado por amigos e familiares. À tarde, em Euskal Herria, foram muitos mais os que participaram no ongi etorri, em que se viram muitas pancartas a exigir o regresso a casa dos presos e dos refugiados políticos bascos a casa e em que os presentes se congratularam com o facto de haver menos um [bat gutxiago] atrás das grades.
Gómez, que foi acusado de participação em acções de kale borroka e esteve na cadeia entre 2007 e 2012 e de Fevereiro de 2013 até agora, foi brindado com um aurresku e agradeceu o apoio da família e do militante abertzale Periko Solabarria, recentemente falecido.
O acto, em que não foram esquecidos os que ainda continuam na cadeia, terminou com um «gora gu eta gutarrak» [Vivam nós e os nossos]. / Ver: BarakaldoDigital [com fotos] e aseh / Mais fotos em herrikolore