A presa política basca Saioa Sánchez, de Berango (Uribe Kosta, Bizkaia), foi transferida esta quinta-feira da cadeia espanhola de Soto del Real (a 382 km de casa) para a de Rennes, no Estado francês (a 801 km de casa), revelou ontem o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA).
Numa nota, o MpA lembra que, em 18 de Abril último, o Estado francês entregou Saioa ao Estado espanhol de modo temporário para que fosse julgada juntamente com Iñigo Zapirain e Beatriz Etxebarria na Audiência Nacional espanhola.
Agora, o Estado espanhol voltou a deixá-la nas mãos dos franceses para que continue a cumprir a pena de 28 anos a que foi condenada por um tribunal parisiense. O MpA acrescenta, que, nos últimos três meses, esteve encarcerada nas cadeias de Brieva e de Soto.
No dia 6 de Junho, decorreu o julgamento, com base nos depoimentos arrancados por meio das torturas a Iñigo e Beatriz, e, a 25 de Junho, foi revelada a sentença: 15 anos de prisão para cada um, «desprezando o relatório sobre a tortura do Protocolo de Istambul, reconhecido a nível internacional, e abrindo a porta à impunidade da tortura e seus responsáveis», denuncia o MpA.
Saioa Sánchez está presa desde Dezembro de 2007, tendo passado pelas cadeias de Versailles, Fleury, Poitiers-Vivonne, Nantes, Roanne, Estremera, Rennes, Brieva e Soto del Real. Em baixo, o endereço da prisão de Rennes.
Saioa Sánchez Iturregi
Centre Pénitentiaire Pour Femmes
18 bis Rue de Châtillon
35.031 Rennes-Cédex
Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2