quinta-feira, 8 de abril de 2010

Presos políticos bascos, dispersão e repressão


Nota da Etxerat sobre ocorrências verificadas no fim de Março e início de Abril
Badajoz: Uma amiga do preso bilbaíno Igor González Sola e o seu acompanhante sofreram um acidente de viação perto da localidade de Villar de Plasencia (Cáceres), quando se dirigiam para a prisão Badajoz. Felizmente, ambos saíram ilesos, mas o veículo ficou em muito mau estado, pelo que tiveram de se deslocar até Badajoz de táxi. No domingo a visita decorreu com normalidade.
Valência III: No dia 28 de Março, dois amigos que iam visitar Manex Castro sofreram um grave acidente. Também aqui, felizmente, não se registaram danos físicos, mas a viatura ficou em mau estado.
Puerto I: Fernando Elejalde perdeu o encontro íntimo devido às tentativas de inspecção física humilhante.
Huelva: Julen Zelarain e a sua esposa perderam o encontro íntimo devido às tentativas de inspecção física humilhante.
Almeria: Perderam dois encontros íntimos devido às tentativas de inspecção física humilhante.
Fonte: etxerat.info / Ver também: etxerat.info

Acabem com as farsas! Cinco pessoas de Uribe Kosta vão a julgamento na AN
Nos dias 12 e 13 de Abril Amets Ladislao, Ibai Egurrola, Javier Gutierrez, Marimertxe Alcocer e Maribel Prieto vão a julgamento na Audiência nacional espanhola.
O magistrado pede sete anos de prisão para Amets Ladislao e cinco para Ibai Egurrola, Javier Gutierrez, Marimertxe Alcocer e Maribel Prieto. São todos acusados de colaboração com a ETA.
Ibai Egurrola (Algorta), Amets Ladislao (Algorta) e Javier Gutierrez (Leioa) foram detidos em Irun pela Guarda Civil no dia 8 de Dezembro de 2008, enquanto Marimertxe Alcocer Gabaldon (Algorta) e Maribel Prieto Plaza (Berango) no dia 10 de Dezembro em Itzubaltzeta/Romo e Berango, respectivamente. Todos denunciaram ter sido torturados pela Guarda Civil nos cinco dias em que foram mantidos incomunicáveis.
Fonte: etengabe

Xabier Atristain e Josu Ginea foram entregues ao Estado espanhol
Os presos políticos bascos Josu Ginea e Xabier Atristain, que se encontravam em prisões francesas, foram ontem entregues ao Estado espanhol, segundo fizeram saber as agências de informação.
Atristain foi preso no dia 6 de Março, depois de ele próprio, sabendo que era procurado pelas Forças de Segurança na sequência da detenção de Ibai Beobide, se ter apresentado numa esquadra de Biarritz.
Ginea, por seu lado, foi detido em 2002 pela Polícia francesa. Ontem 48 pessoas denunciaram esta entrega no seu município, Larrabetzu (Bizkaia).
Fonte: Gara