quarta-feira, 7 de julho de 2010

San Fermin 2010: a Polícia impediu o acesso à varanda municipal dos vereadores da esquerda abertzale e socialista


Mari Ganuza, presidente da Comparsa de Gigantes e Cabezudos, teve a honra de acender a mecha mais esperada ao longo do ano pelos e pelas iruindarras, com a fórmula tradicional de "pamploneses, pamplonesas, viva San Fermín, iruñeatarrok, gora San Fermin".

"É um prémio para todos os membros que passaram pela comparsa ao longo dos seus 150 anos e para as pessoas que colaboraram em todo este tempo", afirmou Ganuza após o lançamento do foguete.

Nos varandins da Câmara Municipal também estiveram presentes dois membros da agremiação: o kiliki Caravinagre e o cabeçudo Alcalde.
Já os vereadores independentistas Mariné Pueyo e Mikel Gastesi não puderam aceder à varanda, porque tal lhes foi impedido, isto porque nas suas T-shirts se exibiam ikurriñas.

A Polícia Municipal pegou-se com quem pretendia levar ikurriñas para a praça - e, de acordo com informações avançadas pelo site apurtu.org, verificaram-se incidentes graves quando os udaltzainek tentaram retirar do local uma bandeira basca gigante, tendo-se registado vários feridos e a detenção de um jovem de Burlata, que terá sido detido no centro de saúde para o qual fora levado na sequência dos incidentes (nas fotos, em baixo, via apurtu.org). Em todo o caso, a bandeira basca exibiu-se em inúmeras varandas. E, no meio do público, foi possível ver uma grande bandeirola com a legenda "Etxera" (para casa), que reclamava a repatriação dos presos políticos bascos.

Brinde pelos presos
As vuvuzelas, que tão famosas ficaram com o mundial da África do Sul, também não faltaram na praça, apesar de a CM de Iruñea as ter proibido.
O tradicional brinde pelos presos políticos bascos este ano esteve a cargo de Asier Aranguren, iruindarra que recuperou a liberdade no fim-de-semana passado.
Fonte: kaosenlared.net / Gara / apurtu.org

Gara: Argazkiak/Fotos

Berria: Sanferminak 2010 (com vídeo do txupinazo e diversas fotos)

Adenda (07/07): O apurtu.org informa no seu site que foram detidas três pessoas: uma de Burlata, outra de Mendillori e uma terceira de Atarrabia; esta última foi detida hoje de manhã e será presente amanhã a tribunal.