quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Donostia expõe retratos da prisão de dois artistas antifascistas

David Álvarez foi militante das Milicias Vascas Antifascistas
Donostia * E.H.
Pedro Antequera Azpiri e David Álvarez Flores foram ilustradores, caricaturistas e publicistas, e estiveram presos nos cárceres franquistas após a Guerra Civil. Os retratos que assinaram durante o período em que permaneceram na prisão estão agora expostos no centro cultural Koldo Mitxelena, em Donostia. A exposição, intitulada «Retratos desde la prisión» e que inclui mais de 50 desenhos, estará patente ao público de hoje até 12 de Março.

Antequera Azpiri e David Álvarez nasceram em Madrid - Antequera Azpiri em 1892 e Álvarez em 1900 -, tendo ambos trabalhado em Donostia nos anos da Belle Époque, antes de decidirem fixar-se na sua cidade natal, em 1934.

Ali, foram surpreendidos pela Guerra, após a qual foram detidos e encarcerados na prisão Conde de Torreno, onde se cruzaram com outros pintores, músicos, arquitectos, escritores e professores, que retrataram.

Álvarez, que tinha combatido nas Milícias Bascas Antifascistas, foi fuzilado em 1940 e Antequera Azpiri passou pelas prisões de Cuéllar, em Segóvia, e Las Comendadoras e Yeserías, em Madrid, até que em Novembro de 1943 lhe foi concedida a liberdade condicional. Cinco anos mais tarde foi indultado.
Notícia completa: SareAntifaxista