sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Behatokia critica Paris pelo seu veto à lei das línguas


O Observatório dos Direitos Linguísticos Behatokia criticou esta quarta-feira o Governo francês por continuar a «mostrar desdém relativamente às recomendações internacionais» em matéria de protecção das línguas minorizadas.
O protesto foi motivado pela recusa do ministro da Cultura (comunicada na véspera à Assembleia Nacional pelo da Educação, Luc Chatel) em atender à nova petição realizada pelo deputado alsaciano Armand Jung (PS) para elaborar uma lei das línguas minorizadas do Estado francês.
O representante governamental considerou que o reconhecimento destas línguas como património do Estado no enquadramento constitucional é «suficiente» para tomar medidas a favor delas e que, em consequência, não existe necessidade de uma lei específica para isso.
O Behatokia deplora a «política glotocida» de Paris, que, uma vez mais, se recusa a elaborar uma lei «que teria permitido pôr em marcha uma política linguística adequada e eficaz, bem como garantir os direitos linguísticos dos falantes de línguas minorizadas», entre elas o euskara.
A.M.
Fonte: Gara

Ver também: «Le gouvernement dit non à une loi sur les langues» (Lejpb-EHko_kazeta)