Dois lugares diferentes, mas uma só mensagem, a independência. É a ideia defendida pelo movimento juvenil Segi a poucos dias do Aberri Eguna. Com efeito, no dia 24 Abril, Baigorri e Gernika vão ser palco das celebrações deste dia dedicado à pátria basca. Este ano irá contar, mais uma vez, com o contributo da juventude.
Uma forma de ela participar no processo de paz iniciado no País Basco: «É tempo de virmos para a rua defender os direitos que assistem aos cidadãos do País Basco». É também tempo de colocar as ikurriñas nas varandas, símbolo que a Segi propõe para esse dia.
O movimento juvenil reivindica o reconhecimento do território e da nação basca. O processo de paz representa uma etapa no caminho para a autodeterminação, na opinião dos membros da Segi, que denunciam a atitude contrária ao processo de paz por parte do Estado espanhol e a falta de vontade do Estado francês. «A França é um actor directo do conflito», afirmam. Por isso mesmo, têm previstas acções de protesto para 14 de Julho, dia de festa da nação dos franceses.
G. T.
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta