sábado, 2 de abril de 2011

Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se nas ruas de Bilbo pela legalização

Convocada pelos signatários do Acordo de Gernika e apoiada por várias centrais sindicais, agentes políticos e sociais, a marcha pela legalização e em defesa da normalização de Euskal Herria partiu pouco depois das 17h30 de La Casilla, em Bilbo.

Durante a manifestação, os participantes exibiram o cartaz da convocatória, no qual se podia apreciar o Gernika, de Picasso.

Atrás da faixa, com o lema «Euskal Herriarentzat normalizazioa. Legalizazioa orain» (Normalização para Euskal Herria. Legalização já), encontravam-se os representantes dos partidos políticos, sindicatos e agentes sociais que subscrevem o Acordo de Gernika. Entre estes, estavam também os promotores do Sortu, a nova força política da esquerda abertzale que o Alto Tribunal espanhol ilegalizou esta mesma semana.

O acto final decorreu em frente ao edifício da Câmara Municipal de Bilbo. Em nome dos signatários do Acordo de Gernika, tomaram a palavra a representante dos Gazte Abertzaleak Maider Karrere e o jovem independentista Mikel Totorika.

Instalar a «resignação»
Entre outras coisas, afirmaram que nos últimos tempos se tem tentado instalar em Euskal Herria, a partir de âmbitos variados, um sentimento de resignação, mas a isso contrapuseram a manifestação de hoje como exemplo do contrário.
Também lembraram que os signatários do Acordo de Gernika desafiaram directamente tanto a ETA como os governos espanhol e francês. A esse respeito, disseram que a organização armada já respondeu de forma positiva e que voltou a mostrar publicamente o seu compromisso com o processo empreendido.

Criticaram os estados espanhol e francês pelo facto de não terem respondido de forma positiva ao repto por eles lançado. Mais ainda, criticaram o facto de a sua resposta ter consistido em «deter, torturar e ilegalizar o Sortu». Não obstante, insistiram na ideia de que Euskal Herria conseguirá alterar a atitude de bloqueio dos estados espanhol e francês.

A marcha de hoje foi convocada pelos signatários do Acordo de Gernika, depois de o Supremo espanhol ter recusado a legalização do novo partido político da esquerda abertzale, Sortu.

Ontem, o Alto Tribunal espanhol emitiu finalmente o auto ilegalizador, onde ficaram patente as diferenças de critérios entre os magistrados, ao existir um voto particular que defende a legalização do Sortu e que foi subscrito por sete dos 16 juízes que compõem a sala especial 61.
Fonte: Gara

«A legalização volta a encher Bilbo depois do veto do Supremo» (Gara)

«Milaka herritarrek parte hartu dute legalizazioa eskatzeko Gernikako Akordioak deituriko manifestazioa» (Berria)
Milhares de pessoas participaram na manifestação convocada pelo Acordo de Gernika para pedir a legalização

«Dezenas de milhares de pessoas participam na manifestação pela legalização nas ruas de Bilbo» (kaosenlared.net)



Manifestação pela legalização do Sortu