sexta-feira, 1 de abril de 2011

O preso político Zigor Goikoetxea, em liberdade, depois de cumprida a pena

Zigor Goikoetxea saiu ontem da cadeia de Topas (Salamanca) às 9h00 da manhã, depois de cumprir os dois anos de prisão a que foi condenado. Chegou a Algorta (Bizkaia) pelas 20h15, onde era esperado e foi calorosamente recebido por cerca de 250 pessoas.
O Zigor foi detido em Agosto de 2008, na sequência de uma queixa apresentada contra ele pela vereadora do PP em Getxo Marisa Arrue, e saiu em liberdade ao cabo de onze meses. Só que depois o Supremo Tribunal espanhol deu provimento à versão da queixosa, e confirmou a condenação a dois anos de prisão, a serem cumpridos integralmente. O Zigor foi preso (pela última vez!) em 19 de Fevereiro de 2010.
Entretanto o grupo falangista Tradición y Falange tentou lançar fogo à casa da sua família, e deixou escritas nas paredes ameaças de morte, no meio de uma intensa campanha de linchamento mediático contra ele dirigida. A tal ponto que a Câmara Municipal de Getxo (Bizkaia) o nomeou «persona non-grata». Apesar disso, muitos cidadãos mobilizaram-se em sua defesa e o Movimento pró-Amnistia denunciou a montagem político-policial subjacente ao seu caso.
Ongi etorri, Zigor!
Fonte: etengabe e etengabe

Hoje, concentração em Noain: «Pitu askatu! Adierazpen askatasuna!»

Fonte: ateakireki.com / Pitu etxean nahi dugu!

Jon Etxegarai, em liberdade, depois de pagar uma fiança
Ion Etxegarai, de Sopela (Bizkaia), saiu na quarta-feira passada da prisão de Soto del Real, depois de pagar uma fiança de 20 000 euros.
Iontxu foi detido a 25 de Novembro de 2010 em Madrid, quando se preparava para comparecer na Audiência Nacional Espanhola. Foi acusado, em 2002, de ter incendiado uma caixa de multibanco e enviado para a prisão.
Fonte: askatu.org
Entretanto, a jovem independentista Irati Tobar foi encarcerada na prisão de Seysses, onde fica a aguardar pela audiência relativa ao mandado europeu emitido contra ela por Madrid. A audiência irá decorrer no Tribunal de Pau na segunda-feira, às 10h00. (askatu.org)
Por outro lado, a presa Gotzone López de Luzuriaga, de Agurain (Araba), a quem foi diagnosticado cancro em 2007 e está a receber tratamento, foi transferida da prisão de Valhadolide para a de Martutene. (Gara)

Hoje, dia a favor dos presos em Zizur