sexta-feira, 3 de junho de 2011

Odón Elorza coloca a bandeira espanhola no mastro mais alto da Câmara Municipal

Imagem actual da Câmara Municipal, com a bandeira espanhola no lugar onde devia ondear a ikurriña ou a donostiarra.
Imagem tomada em Maio de 2008, com a bandeira de Donostia no mais alto dos três mastros do edifício municipal.

O autarca em funções de Donostia, Odón Elorza, mudou a bandeira espanhola de lugar, colocando-a no mastro central do edifício e ladeada pela bandeira da cidade e a ikurriña.
Em Maio de 2008, Odón Elorza colocou a bandeira espanhola no topo da Câmara Municipal de Donostia, depois de o Supremo Tribunal ter decretado que a bandeira espanhola devia ser exibida no interior e no exterior de todos os edifícios institucionais.
Naquela altura, Elorza colocou a bandeira espanhola numa parte lateral do edifício, ficando a da cidade no meio e a ikurriña no outro lado.
No entanto, de há alguns dias para cá o aspecto da fachada da Câmara donostiarra mudou. O ainda autarca colocou a espanhola no mastro central e com maior destaque, flanqueada pela bandeira donostiarra e pela ikurriña.
Fonte: Gara via boltxe.info

O Bildu pede explicações à UPN por ter recusado à Nabarralde a utilização do Palacio del Condestable
Depois de ter ficado a saber que a Câmara Municipal de Iruñea tinha recusado à Nabarralde a utilização do Palacio del Condestable, para que o antigo lehendakari Juan José Ibarretxe ali desse uma conferência, enquadrada no ciclo do 500.º aniversário da Conquista de Nafarroa, o Bildu considera «inaceitável» que o Município «coloque entraves à realização de uma conferência inserida num ciclo histórico-cultural e divulgativo sobre a nossa história colectiva».
O Bildu exige à equipa de Governo de Yolanda Barcina que «explique o veto à referida conferência no mesmo local onde decorreram inúmeras conferências sobre o mesmo tema, e sobre outros», e acusa a UPN de «pretender atribuir a sim mesma a exclusividade política em tudo aquilo que tem a ver com a interpretação da história de Nafarroa» e, assim, de «aplicar a censura ideológica, na medida em que isso lhes for possível, chegando a recusar a autorização para a utilização de um espaço público municipal a uma associação», conclui.
Fonte: ateakireki.com

Ver ainda:
«Bildu: "A porta para a mudança está hoje mais aberta que há uma semana"» (Gara)
Numa conferência de imprensa em Donostia, o cabeça-de-lista do Bildu por Gipuzkoa, Martin Garitano, que esteve acompanhado por Ander Rodríguez, Lohitzune Txarola e Iñaki Agirrezabalaga, afirmou que, após a ronda de contactos que mantiveram com PNV, PSE e Aralar, «a porta para a mudança está hoje mais aberta que há uma semana» em Gipuzkoa.
Notícia mais actualizada, de Ramón SOLA e Martxelo DÍAZ, no Gara
«O Bildu reitera o seu apoio ao PSN para propiciar a mudança em Nafarroa e dá a conhecer a existência de contactos a nível local» (Gara)
«Está a haver conversações com vista à criação de alternativas à UPN» a nível local, referiu Maiorga Ramírez.