sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os signatários do Acordo de Gernika apresentaram a manifestação nacional de 22 de Outubro

Os signatários do Acordo de Gernika apresentaram ontem em Iruñea a manifestação nacional que no próximo dia 22 de Outubro irá percorrer as ruas de Bilbo com o lema «Euskal Herriak konponbidea nahi du».

No decorrer da conferência de imprensa, referiram que «a maioria da sociedade deseja uma solução, porque queremos a paz, queremos a normalização política, e o respeito por todos os direitos humanos».

E consideram que, para alcançar estes objectivos, a solução do conflito político basco deve ser promovida pelos cidadãos. «Temos de promover e apoiar o processo», referiram.

Assim, os signatários do Acordo de Gernika expressaram o seu desejo de alcançar uma solução «integral, tendo em conta todas as características do conflito e dando-lhes resposta, desde o princípio da sua existência até às últimas consequências»; «democrática, baseada no respeito por todos os direitos e no direito a decidir»; «sem perdedores, porque com uma paz verdadeira todos somos vencedores»; e «dialogada, porque o diálogo e a normalização são os únicos instrumentos capazes garantir a paz».

Para além disso, solicitaram a legalização de todas as opções políticas, a melhoria da situação dos presos políticos, a sua transferência para prisões bascas e a melhoria das condições que possibilitem a sua participação neste processo.

Por tudo isto, fizeram um apelo à sociedade para que participe nesta manifestação, que querem que seja «verdadeiramente dos cidadãos».

Colocaram ainda à disposição da sociedade a página de Internet http://www.gernikakoakordioa.net/, para que, os que assim o desejarem, possam enviar fotografias e vídeos como forma de adesão a esta iniciativa.
Fonte: Gara