A coligação formada pela esquerda abertzale, o Aralar, o EA e a Alternatiba apresentou de maneira oficial a sua candidata à Lehendakaritza. Tal como referiam os furos de última hora, a escritora, historiadora e professora Laura Mintegi terá a oportunidade de vir a governar a CAB após as próximas eleições autonómicas na Bizkaia, em Araba e Gipuzkoa.
Na sua primeira intervenção, Mintegi reconheceu que encara a sua candidatura com esperança e determinação, face ao novo cenário aberto em Euskal Herria. «Estamos perante um ciclo que está a terminar, e a nossa responsabilidade é iniciar um novo, e a EH Bildu está disposta a isso, a construir uma nova democracia», disse.
Numa sala de imprensa abarrotada, Mintegi referiu que a democracia actual é uma «pseudodemocracia que ainda mantém na prisão, por delitos de opinião, jornalistas e políticos», uma pseudodemocracia, disse, «onde ainda se marginaliza e não se deixa levar uma política avante».
A candidata independentista afirmou que a sua política terá dois eixos fundamentais. O primeiro, a paz. «Queremos construir a paz, mas a paz não é só a ausência de violência, mas também a justiça, respeitar todas opiniões, poder tomar decisões e ter direito de executar as mesmas. Quem pensar que a paz é apenas a ausência da ETA, está enganado», disse.
Também se referiu ao direito a decidir, um direito reconhecido internacionalmente que espera que «não fique pelas meras palavras».
Mintegi quer apresentar à sociedade basca «um projecto de país, com vocação soberanista e valores de esquerda, com a vontade absoluta de eliminar a injustiça social. Com o objectivo de fomentar a autonomia pessoal e a autonomia colectiva, para que um dia este país possa ser reconhecido na comunidade internacional», salientou.
Sensibilidade social
O segundo eixo será a sensibilidade social, por considerar que «chegou a hora de colocar barreiras ao capitalismo selvagem».
Mintegi manifestou o desejo de construir uma sociedade fundamentada na justiça social, centrada nas pessoas e não nos capitais, «governando para cidadãos e não para especuladores».
«Temos um projecto político, temos a equipa humana e, sobretudo, temos a vontade política de o levar por diante», afirmou.
Para Mintegi, são muitos e muitas «os que chegaram à conclusão de que a situação actual não tem qualquer saída se se insistir na sua trajectória, que o capitalismo empobrece humanamente e economicamente, e que há outras formas de organização em política, formas mais participativas, mais solidárias, horizontais, onde todos tenhamos lugar. É tempo de Soluções».
A apresentação oficial decorreu num hotel bilbaíno, onde as forças que integram a coligação estiveram representadas por delegações importantes. Também foi grande a presença de meios de comunicação. / Ver: naiz.info / Vídeo: EH Bildu, Laura Mintegi
Ver também: «Laura Mintegi izango da EH Bilduren lehendakarigaia» (Berria)