terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Manifestação contra a repressão em Lesaka

Enfrentando o tempo de Inverno, cerca de cem pessoas participaram na manifestação que, tendo como lema «Errepresioa ez da bidea. Euroagindurik ez! Konponbide garaia da» [A repressão não é o caminho. Não aos mandados europeus! É tempo de soluções], decorreu no domingo ao fim da tarde em Lesaka (Nafarroa), para denunciar as detenções dos conterrâneos Beñat Atorrasagasti e Joseba Iturbide e expressar-lhes as sua solidariedade.

Recorde-se que o primeiro foi detido na Escócia em Julho último e que enfrenta um processo de extradição. O segundo foi detido mais recentemente no Estado francês.

Na leitura feita pela esquerda abertzale de Lesaka, pediu-se aos governos de Londres e de Edimburgo que não colaborem com o processo de extradição de Atorrasagasti e, dessa forma, com a atitude de bloqueio assumida pelos estados espanhol e francês em relação ao novo tempo político, em que é necessário avançar com soluções.
No caso de Iturbide, considera que o Estado francês, «inteiramente alinhado com o espanhol», continua a aplicar as receitas de antanho.

Na véspera, o gaztetxe Kaxerna, em Bera (Nafarroa), foi palco de diversos concertos solidários com Beñat Atorrasagasti - numa iniciativa que se fica a dever a amigos do preso político basco. O bom ambiente e casa cheia foram notas dominantes numa noite em que se pôde ver e ouvir os Estrikalla, Zuloak, Surfin Kaos e Rat-Zinger, e ainda Zumitrenko e OK3Ne.

No mesmo dia, 32 pessoas participaram numa concentração em defesa dos direitos dos presos em Eskuernaga (Araba) e 250 juntaram-se em Areta para exigir a libertação de Pablo Gorostiaga, antigo autarca de Laudio. / Ver: Gara

Harrera Taldea, apresentada em Iruñea

A Harrera Taldea nasceu há alguns meses, a nível nacional, para ajudar os ex-presos e ex-refugiados a lidar com os problemas quotidianos que enfrentam no seu regresso a casa. O seu objectivo consiste em proporcionar aos ex-presos e ex-refugiados uma ajuda integral, por forma a facilitar a sua integração social e possibilitar-lhes um modo de vida digno.
No dia 30 de Novembro, teve lugar a apresentação do Harrera Taldea na capital navarra. Este foi o vídeo projectado na ocasião. / Fonte: ateakireki.com e etc. (kazeta.info, Gara)