quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Três dos cinco jovens de Oarsoaldea condenados pelo Supremo decidem esconder-se

Três dos cinco jovens de Orereta (Gipuzkoa) condenados primeiro pela Audiência Nacional espanhola e a 18 de Dezembro último pelo Supremo Tribunal a seis anos e meio de prisão, acusados de pertencer à Segi, anunciaram, num vídeo que fizeram chegar ao naiz.info, a sua intenção de se esconder.

Xabier Lujanbio, Maitane Linazasoro e Arkaitz Anza tomaram esta decisão para prosseguir com a sua militância e o seu trabalho político, segundo explica o primeiro. Afirmam que foram condenados pela sua militância política e pelo trabalho que desenvolveram na organização juvenil Segi, sublinham que a sentença se baseia unicamente em depoimentos obtidos sob tortura, e, como tal, entendem que «a melhor resposta» que podem dar é prosseguir com o seu trabalho político. Por isso, decidiram esconder-se.

Os três jovens agradecem a todas as pessoas que os apoiaram nos últimos meses e especialmente às famílias que lhes abriram as portas de suas casas.

Lujanbio, Linazasoro e Anza foram condenados juntamente com Aitor Alberdi e Aitor Franco; Iosu Arruabarrena foi absolvido. / Fonte: naiz.info / Vídeo: Xabier Lujanbio justifica a decisão e agradece o apoio

Aupa zuek! Animo!