terça-feira, 7 de maio de 2013

A Polícia francesa prendeu seis pessoas que relaciona com a ETA

O contributo dos estados para o chamado «processo de paz».
Errepresioa ez da bidea! A repressão não é o caminho! Atxilotuak askatu! Liberdade para os detidos!
Atenção às mobilizações. Na foto, manifestação nas ruas de Zarautz (Gipuzkoa).

A Polícia francesa prendeu hoje de manhã seis pessoas que relaciona com a ETA numa operação policial levada a cabo em colaboração com a Guarda Civil, segundo divulgou o Ministério espanhol do Interior. As detenções foram efectuadas na sequência de uma operação policial que decorreu em diversos pontos do Estado francês.

De acordo com os dados divulgados pelas agências espanholas, os detidos são Raúl Aduna (Gasteiz), Andoni Goikoetxea (Tolosa), Igor Uriarte (Barrundia), Ekhiñe Eizagirre (Zarautz) e Julen Mendizabal e Kepa Arkauz (Arrasate).

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior francês, duas pessoas foram presas na localidade de Blois, capital do departamento de Loir-et-Cher; outras duas na localidade occitana de Brive-la-Gaillarde, no departamento de Corrèze; e outras duas em Montpellier. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria e kazeta.info

Leitura:
«Represión: Un sueño imposible», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Los estados buscan la victoria aunque no han conseguido la presión suficiente para conseguirla. Entre otras cosas por su fracaso parcial en los objetivos represivos y por su incapacidad para derrotar a ETA. De esta manera, no pueden escenificar una victoria negociando o dialogando con el supuesto perdedor ya que esto en su opinión alienta la creencia de la eficacia de la lucha del MLNV.

O Tribunal de Westminster aprovou a extradição do bilbaíno RAÚL FUENTES
O Tribunal de Westmisnter aprovou hoje a extradição do bilbaíno Raúl Fuentes. Desde que foi detido, em Novembro do ano passado, Raúl encontra-se numa prisão de Londres, em condições duras, e foi dali que hoje depôs, por vídeo-conferência, respondendo às questões do juiz Nicholas Evans e afirmando ter sido torturado em 1991, quando foi preso pela Polícia espanhola. Depois de ter conhecimento da decisão judicial, o advogado de defesa anunciou que iria apresentar um recurso.
Raúl Fuentes foi preso em 16 de Novembro de 2012 pela Polícia britânica em Liverpool, sendo depois encarcerado.
Ontem à tarde, realizou-se uma concentração no bairro de Indautxu para pedir o fim do processo de extradição. / Fonte: BilboBranka

EIDER ZURIARRAIN e EURI ALBIZU, libertados sob fiança
Foram ambos julgados em Fevereiro deste ano; e em Abril, foram ambos condenados a sete anos e meio de cadeia, acusados de ajudar a ETA. Eider (Bilbo) foi presa na sexta-feira passada pela Ertzaintza em Sondika, quando saía do trabalho, e Euri (Segura, Gipuzkoa) entregou-se hoje no tribunal de excepção espanhol, que decidiu que ambos podiam aguardar em liberdade a decisão do Supremo sobre os recursos interpostos pela defesa contra as condenações. Têm de pagar uma fiança de 20 000 euros.
Ontem, 100 pessoas manifestaram-se em Deustu para exigir a sua libertação e para exigir aos estados o fim da «estratégia de guerra». / Ver: Berria e BilboBranka