sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lasterbidean, uma corrida popular contra a dispersão dos presos políticos bascos

Realiza-se no próximo dia 2 de Junho, em Oiartzun (Gipuzkoa), a primeira edição da Lasterbidean, uma corrida popular que irá unir o desporto e a denúncia da política de dispersão dos presos políticos bascos.

Na apresentação da iniciativa, que teve lugar em Março último em Donostia, os seus promotores afirmaram que é seu propósito reunir 1500 participantes, que terão à disposição dois circuitos: um pequeno, com 4250 metros, e um grande, com 8130 metros.
Terminada a prova, terá lugar um acto público da Etxerat e ainda um almoço popular no pavilhão desportivo Elorsoro.

A informação sobre a iniciativa, bem como os dados relativos à inscrição, encontra-se na página lasterbidean.com; outra possibilidade é ligar para os números de telefone: 688-62-96-27 ou 688-82-37-37.

A Lasterbidean surgiu na sequência da manifestação a favor dos presos políticos bascos que teve lugar no passado dia 12 de Janeiro em Bilbo e a ideia é que se realize todos os anos, sempre numa localidade diferente. / Ver: Gara e boltxe.info

Siroka + Eñaut Elorrieta + Jon Martin - «Lasterbidean»
«Bidea laster egiteko / lasterbidea sortzen ari gara»

A Ertzaintza prendeu a bilbaína Eider Zuriarrain
A Ertzaintza prendeu Eider Zuriarrain hoje à tarde, em Sondika (Bizkaia), à saída da ikastola onde trabalha e levou-a para a esquadra de Erandio. Em Fevereiro deste ano, foi julgada com mais oito pessoas no tribunal de excepção espanhol, que no dia 16 de Abril a condenou a 7 anos e meio de prisão por prestar ajuda à ETA.

Eider foi detida pela primeira vez a 10 de Março de 2011, em Urruña (Lapurdi), na sequência da aprovação de um mandado europeu contra ela. Apesar de fazer uma vida pública em Ipar Euskal Herria e trabalhar na ikastola de Baiona, foi apresentada pela maioria dos meios de comunicação espanhóis como uma «etakide em fuga».

Alguns meses mais tarde, foi extraditada para o Estado espanhol, onde lhe deram ordem de prisão; mas em 14 de Outubro de 2011 foi libertada, depois de pagar uma fiança de 10 000 euros. Em Abril, foi então condenada a 7 anos e meio de prisão, por ajudar Ibai Beobide (é acusada de o esconder em casa e de o ajudar a passar para França).

Em protesto contra o julgamento, cerca de 200 pessoas participaram numa manifestação no bairro de Deustu em 19 de Abril. / Fonte: BilboBranka [De acordo com o naiz.info, foram convocadas manifestações para hoje às 20h00 em Larrabetzu (Bizkaia), onde Eider vivia, e para segunda-feira, às 19h30, no bairro bilbaíno de Deustu.]

Cerimónia de boas-vindas a Itxaso Legorburu, em Gasteiz
Fonte: arabakoHerrira / Mais informação: aseh [Ongi etorri!]