sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Em Iparralde, campanha do OPLB para dar a conhecer os 'media' em língua basca


Durante este mês terá lugar uma campanha informativa organizada pelo Euskararen Erakunde Publikoa/Office Public de la langue basque e 15 meios de comunicação bascófonos, apresentada na quarta-feira em Angelu, com o propósito de dar a conhecer a oferta de rádios, televisões, imprensa escrita e digital em euskara existente em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte]. Custará 60 000 euros e destinar-se-á prioritariamente à juventude.

O presidente do OPLB, Max Brisson, realçou a «importância do papel» que estes órgãos possuem na concretização da política linguística: «É preciso que os cidadãos bascófonos possam informar-se ouvindo ou lendo euskara. Nesse sentido, a imprensa local, pela sua proximidade, qualidade e diversidade, joga um papel essencial no desafio de fazer viver a língua basca».

Brisson enquadrou esta campanha num dos compromissos assumidos pelo OPLB, que é o de fomentar a presença do euskara na vida pública. Lembrou ainda que, antes desta campanha, realizaram «um trabalho técnico menos visível», que consistiu em incentivar lojas, empresas e entidades públicas a inserir publicidade nesses meios de comunicação.

Diversos suportes
Os suportes desta campanha «destinada prioritariamente às gerações mais jovens» serão diversos. Vão ser colocados cartazes em painéis, autocarros e estações da SNCF. Será feita publicidade na rádio, haverá um spot publicitário a passar nas 47 salas de cinema de Ipar Euskal Herria e os meios de comunicação farão reportagens sobre os seus colegas. O grupo Sparteens criou uma canção intitulada «Ez da berdin» [Não é igual; Não é a mesma coisa], com letra do bertsolari Amets Arzallus.

Representantes dos órgãos de informação Euskal Irratiak, Argia, Behe Bidasoako Hitza, Berria, EITB, Herria, Kanaldude, Kazeta.info e Mintza participaram na apresentação da campanha em Angelu (Lapurdi).

Arantxa MANTEROLA
Fonte: Gara