quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Presos, solidariedade, repressão, desmemória


Três moradores de Getaria notificados para comparecer na AN
Três getariarras foram notificados para prestar declarações na Audiência Nacional espanhola depois de terem sido identificados em Agosto pela Ertzaintza. Os agentes da Polícia autonómica entraram na herriko taberna da localidade e, depois de arrancarem cartazes que em que se perguntava pelo paradeiro de Jon Anza ou exortava à solidariedade com os presos, identificaram estes três habitantes de Getaria (Gipuzkoa), que têm de se deslocar a Madrid no dia 18 deste mês. Em protesto contra esta notificação e a atitude da Ertzaintza, haverá uma manifestação na sexta-feira, às 19h45.
Fonte: Gara

Paris deixa em liberdade condicional a urretxuarra Ekai Alkorta
Contra o parecer da Procuradoria, o Tribunal de Paris decretou liberdade condicional para a perseguida política de Urretxu Ekai Alkorta, que foi detida em Baiona no passado dia 23 de Julho. O tribunal parisiense marcou ainda para 9 de Dezembro a data do início do julgamento. Por outro lado, ontem houve protestos em diversos bairros de Donostia para denunciar os próximos julgamentos contra jovens independentistas. Em defesa dos direitos dos presos, na terça-feira 100 pessoas concentraram-se no Arriaga, em Bilbau, 60 em Errenteria (Gipuzkoa), e ontem foram 25 em Atarrabia (Nafarroa).
Fonte: Gara

Joseba González Pabon foi encarcerado para cumprir uma pena de cinco anos
O iruindarra Joseba González Pabon foi enviado na terça-feira para a prisão de Iruñea [Pamplona] para acabar de cumprir uma pena de cinco anos. O preso político já tinha estado 11 meses na prisão, mas no dia 2 de Fevereiro de 2008 saiu em liberdade, depois de pagar uma fiança de 10 000 euros.
Fonte: apurtu.org

O TSJPB confirma que o Município de Arrigorriaga deve retirar a placa com o nome de «Argala»
A secção primeira do contencioso administrativo do Tribunal Superior de Justiça do País Basco (TSJPB) indeferiu um recurso de apelação apresentado pelo Município de Arrigorriaga (Bizkaia), governado pelo PNV, contra um auto que ordenava a retirada da placa em honra de José Miguel Beñarán, Argala, militante da ETA falecido num atentado reivindicado pelo Batallón Vasco-Español.
Fonte: SareAntifaxista