quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Prossegue a purga na comunicação social «basca»: Antonio Álvarez-Solís despedido da Radio Euskadi


"Para esta direcção, liberdade de expressão é ter tudo sob controlo", lamenta o jornalista, que colaborava há mais de uma década em programas da EITB

A Radio Euskadi comunicou na sexta-feira passada a Antonio Álvarez-Solís que prescinde dele como colaborador no Boulevard, programa em que participava de segunda a sexta, e também no Más que palabras, espaço de fim-de-semana conduzido por Javier Vizcaíno. Esta decisão ocorre apenas um mês depois de a actual temporada radiofónica da emissora pública basca ter começado. A ETB também decidiu deixar de contar com Álvarez-Solís no programa Pásalo no princípio desta temporada.

O conhecido jornalista e escritor recebeu a notícia na sexta-feira de manhã. Pouco antes, às dez, colaborou de forma habitual no programa: "Recebi uma chamada por volta do meio-dia de um dos novos chefes que por ali andam desde que a nova equipa chegou. Nem sequer me ligou o director da emissora. Disse-me que de segunda em diante não contavam comigo e que o tinham encarregado de mo comunicar".

Álvarez-Solís mostrava ontem a sua indignação e surpresa por esta decisão repentina por parte da emissora em que colaborava havia mais de uma década. "Antes, tinham-me afastado do Pásalo, na ETB-2. Disseram-me que as audiências do programa não andavam grande coisa, o que não é de estranhar: começaram a ceifar pela maluca. Antes tinham boas audiências e agora não. Estes estão a trabalhar para transformar a imprensa de Euskadi em algo de semelhante à imprensa que já existe há algum tempo em Madrid".

O colaborador da Radio Euskadi referiu que está a ponderar a sua situação pessoal: "Afundaram-me na miséria económica. Em Madrid, as coisas não são fáceis para mim pela postura que assumo em relação aos assuntos bascos. Até há pouco tempo, a Radio Euskadi estava sólida e navegávamos, mas foi-se fragmentando e agora está como está".
[...]
Álvarez-Solís refere que, enquanto pondera possíveis colaborações noutros meios, vai terminar dois livros: um é um ensaio sobre ética e moral e o outro é um livro que pretende que seja divertido, no qual aborda os aforismos, a publicar na Txalaparta em 2010.

Notícia completa: Deia via kaosenlared.net

VER ainda:
«[O sindicato] ELA denuncia "os casos de incompetência e de censura" na EITB», em Gara