quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O LAB desafia o Estado a recorrer a «vias democráticas para deter o desejo de independência»

O LAB pede ao Estado espanhol que «utilize as mesmas vias democráticas para deter o desejo e a vontade de independência deste povo» e considera determinante o anúncio feito no sábado passado pela esquerda abertzale.

Membros da Comissão Nacional e da Comissão Executiva do LAB compareceram em Bilbo para dar a conhecer a sua reflexão sobre o novo projecto político e organizativo apresentado pela esquerda abertzale no passado sábado em Iruñea.

Referiram que o novo projecto, que pedem que se «transforme no instrumento para a mudança política que promova a verdadeira mudança social de que a classe trabalhadora necessita», se apresenta num momento de especial transcendência, «quando estamos a construir um processo democrático que concretize essa mudança política, um processo sem exclusões».

Após sublinhar que «não existem argumentos válidos em termos democráticos para deter» o avanço da esquerda abertzale na sua estratégia por vias políticas e democráticas, consideraram que o Governo espanhol tem «a oportunidade de agir noutra direcção», e esperam que «a aproveite».

Pedem ao Estado que «utilize as mesmas vias democráticas para deter o desejo e a vontade de independência deste povo. Se quiser continuar a defender um projecto baseado na negação, que tome já a decisão de o fazer por vias pacíficas e democráticas».

Salientam que a criação de um novo cenário «não se pode atrasar mais» e consideram determinante o passo dado pela esquerda abertzale no sábado passado.
Fonte: Gara

Ver também: «Txelui Moreno: "A estratégia da esquerda abertzale deixa a do Estado à mostra"»
Em entrevista à Infozazpi Irratia, Txelui Moreno considerou que «a estratégia da esquerda abertzale deixa a do Estado à mostra e, dessa forma, torna-a insustentável».

«O ELA afirma que as razões usadas para a ilegalização já não existem»