quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Gora Iruñea convoca os cidadãos para uma vaia em frente à Câmara Municipal

A plataforma Gora Iruñea deu ontem uma conferência de imprensa para denunciar a proibição, por parte da Câmara Municipal, de vários actos populares organizados para estes sanfermines pelas peñas e pela Gora Iruñea. Segundo disseram, com a realização desses actos, pretendiam oferecer uma alternativa às pessoas que não gostam dos touros, mas depararam com a proibição municipal.

«Apesar de o Defensor do Povo [provedor de justiça] ter feito há um ano uma recomendação expressa à Câmara de Iruñea para que respondesse atempadamente aos pedidos de autorização feitos pelos organismos populares, só ontem, dia 4 de Julho, é que recebemos a resposta, quando faltam apenas dois dias para que comece a festa. Sem margem de manobra», referiram.

[Na sequência, ver a lista de actos proibidos.]

Face a esta situação, a Gora Iruñea faz um apelo especial aos habitantes desta cidade, que participam de forma massiva nestes actos. «Queremos dizer à Câmara que somos nós, cidadãos e cidadãs, que queremos organizar as nossas festas, como sempre o fizemos. Sempre com base no respeito pelos outros e procurando a espontaneidade que torna esta festa única».

Também afirmaram que não vão permitir «que Câmara se aproprie da sua festa, nem deixá-la arruinar a alma que tem». Por isso, convocam os cidadãos par que estejam presentes, no dia 7, às 22h00, na vaia popular que terá lugar na Praça do Município. «Para protestar contra a atitute ridícula que esta Câmara Municipal assume perante os organismos populares da cidade», pedem também aos cidadãos que coloquem os narizes vermelhos de palhaço que vão distribuir em cada acto.

Sanferminak Herri Programa / Programa dos Sanfermines populares
Fonte: ateakireki.com