Um grupo de activistas do colectivo Pilotariak entrou hoje de manhã na Audiência Provincial de Nafarroa, onde realizou uma acção pela libertação de Inés de Río.
Às 11h00, três activistas acorrentaram-se a uma dependência do primeiro andar do edifício, enquanto outro lançava panfletos e um quinto colava autocolantes contra a pena perpétua e pela libertação das presas e dos presos que já cumpriram a pena.
Recorde-se que a presa política Inés del Río (Tafalla, Nafarroa) se encontra há 25 anos na prisão, mesmo depois de ter cumprido na íntegra a pena a que foi condenada e depois de o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem ter decretado a sua libertação, em Julho último.
Na mesma situação encontram-se mais 66 presas e presos políticos bascos, alguns dos quais com doenças graves, que deviam também estar em liberdade e que continuam presos em virtude da aplicação da doutrina 197/2006, do Supremo Tribunal espanhol. / Notícia completa: boltxe.info / Vídeo: Acção do Pilotariak
Ongi etorri a Josu Esparza
No bairro da Txantrea, em Iruñea. / Fonte: lahaine.org
De acordo com o portal Ateak Ireki, a Polícia espanhola ocupou o bairro da Txantrea para impedir a realização do acto político, mas o ongi etorri a Josu Esparza acabou por ter lugar. Ongi etorri, Josu!