terça-feira, 9 de outubro de 2012

LAB: «A UPN e o PP prendem jovens para esconder a brutal repressão policial de 26 de Setembro»


O sindicato abertzale faz um apelo aos cidadãos para que participem na manifestação convocada para dia 12 de Outubro pela Asamblea de Personas Afectadas por la Represión 26-S. Hoje, uma concentração, à qual a Polícia Foral colocou entraves, denunciou as detenções. / Notícia completa: ateakireki.com

«Mais quatro jovens imputados pela Polícia Foral na sequência da Greve Geral» (ateakireki.com)
Aritz Azkona (Gares) e Unai Arroyo (Errotxapea, Iruñea) foram presos por agentes da Policía Foral hoje de manhã. Os agentes também foram até à residência de Endika Garai (Antsoain) para o prender, mas este não se encontrava em casa. Apresentou-se mais tarde na esquadra. Arroyo foi libertado ainda de manhã; Azkona e Garai por volta do meio-dia, depois de prestar depoimento. À tarde, esperava-se que um jovem da Alde Zaharra (Parte Velha de Iruñea) comparecesse na esquadra. São acusados de desordem pública e atentado à autoridade.
Para hoje, às 19h00, os Grebalarien Lagunak convocaram uma concentração frente ao Governo de Nafarroa - uma convocatória que se vem juntar à da manifestação da próxima sexta-feira, dia 12 de Outubro.

«16 meses de prisão para três acusados de participar na Greve Geral» (boltxe.info)
Três das pessoas detidas na sequência das cargas policiais ocorridas durante a greve geral de 26 de Setembro foram condenadas, cada qual, a 16 meses de prisão, pelo crime de «atentado a agente da autoridade».