A Coordenadora de Alfabetização em Euskara apresentou hoje, em Bilbo, com o lema «Euskara praktikoa», a campanha de matrículas para o novo ano lectivo. No acto, disse que «tanto os que querem aprender como os que sabem» precisam de «perder a vergonha de falar euskara».
O bertsolari Amets Arzalluz, autor da mensagem final da Korrika 18, apresentou a nova campanha, tendo pedido às pessoas que não façam distinções entre novos e velhos falantes, pois a língua basca precisa de novos praticantes que não tenham medo de pensar e viver em euskara, sem se envergonharem da quantidade e da qualidade do vocabulário que possuem. Arzalluz disse que o euskara precisa deles, da sua energia, da sua força e vontade de aprender, para dar à língua um «impulso».
Os responsáveis da AEK destacaram a ampla oferta que a coordenadora apresenta para se aprender euskara: para além dos mais de cem centros espalhados por toda Euskal Herria, há ainda os barnetegis e os cursos on-line.
O ano lectivo vai de Outubro a Junho e os responsáveis da AEK mostram-se optimistas; entre outros aspectos, porque 1500 alunos do ano lectivo anterior confirmaram a sua presença neste novo ano. / Ver: Berria e naiz.info
Euskara praktikoa (eus cas)
Muxu bat zuentzat! Bi muxu zuretzako!