Oito jovens independentistas serão libertados hoje, depois de pagarem 30 000 euros de fiança. Trata-se do guipuscoano Julen Zuaznabar (Astigarraga), da biscainha Nahaia Aguado (Sestao) e dos navarros Izaskun Goñi (Txantrea), Egoi Irisarri (Donibane), Ibon Esteban (Arrotxapea), Garazi Autor (Donibane), Oihana Lopez (Burlata) e Eneko Villegas (Atarrabia). Foram todos acusados de pertencer à Segi.
Nahaia Aguado foi detida pela Polícia espanhola em 24 de Novembro de 2009, juntamente com mais 33 jovens independentistas, naquela que a maior operação contra a juventude independentista dos últimos anos. Os restantes foram presos entre Outubro e Dezembro de 2010. / Fonte: topatu.info e ateakireki.com
[Em relação a Nahaia Aguado, no site euskalherriaskatu, diz-se que «sairá nos próximos dias», apontado-se para a próxima sexta-feira. Entretanto, o mesmo site actualizou a informação, referindo que a jovem de Sestao também será libertada hoje.]
Noite de festa, alegria e emoção em Iruñerria
Andam há anos a lutar para que deixem os seus filhos e filhas em paz, e ontem respirava-se um ambiente muito especial na concentração das segundas-feiras frente à sede do PP em Iruñea, onde pudemos falar com vários familiares dos jovens que vão ser libertados hoje.
No vídeo, pode ver-se também Mari Carmen Mañas a festejar a notícia com outros familiares de presos. Hoje, às 19h30, haverá um acto no bairro de Donibane para assinalar o oitavo aniversário do assassínio de Angel Berrueta, seu marido, sem que haja verdade, justiça e reparação para ele e a sua família. / Fonte: ateakireki.com
Acidentes de familiares: centenas de pessoas pedem na Txantrea o fim da dispersão
Várias centenas de pessoas manifestaram-se no domingo pela Txantrea (Iruñea) para pedir o fim da dispersão. A mobilização, convocada pelo Herrira com o lema «Istripu gehiagorik ez. Dispertsioarekin amaitu» [Mais acidentes não. Acabar com a dispersão], percorreu as ruas do bairro precedida pela ambulância que pide a liberdade dos presos e das presas com doenças graves.
No acto final, fez-se referência ao acidente que envolveu vários moradores do bairro no mês passado, quando regressavam de uma visita a Puerto de Santa María (Cádis), e foram evocadas as dezasseis pessoas que perderam a vida por causa da política de dispersão nos últimos vinte anos. / Fonte: ateakireki.com / Fotos: Mani Txantrean (ateakireki.com)
Ongietorri a Tximas em Zarautz
No domingo, juntou-se muita gente na Musika Plaza, em Zarautz, para dar o ongietorri a Tximas, que contou com bertsos, saudações e entrega de presentes por parte de diversas entidades e colectivos da localidade guipuscoana: esquerda abertzale, Arraio, Bilgune Feminista, Sorginak, Xakela e Zarauzko Herrira. / Notícia completa: zarauzkoherrira
Ongietorri a Xabat Moran em Deustu
No sábado passado, dezenas de pessoas, entre as quais se contavam familiares e amigos, juntaram-se na Herriko Taberna do bairro bilbaíno de Deustu, para assim darem as boas-vindas ao santutxuarra Xabat Moran, festejarem a sua saída da prisão e o seu regresso a casa, há cerca de um mês. Recorde-se que o jovem bilbaíno foi detido em Outubro de 2010 pela Polícia espanhola, no âmbito de uma operação contra a juventude independentista.
No acto de boas-vindas, deram-se presentes a Xabat e dançou-se em sua honra. Depois de o ex-preso retirar a sua foto da parede, os presentes comeram e beberam. / Fonte: Bilbo Branka / Fotos: Xabat Deustun (Bilbo Branka)