sexta-feira, 8 de junho de 2012

Konpromizina: amanhã, manifestação em Gasteiz pela libertação dos presos doentes


Manifestação em Gasteiz, amanhã, 9 de Junho (19h00), a partir da Bilbo plaza. Pela libertação dos presos políticos bascos doentes.

Eneko Goieaskoetxea pôs fim à greve de fome
O preso político basco Eneko Goieaskoetxea (Gernika, Bizkaia) pôs fim à greve de fome que iniciou na quarta-feira de manhã na prisão de Belmarsh (Inglaterra) para denunciar os múltiplos problemas relacionados com as visitas. De acordo com a Etxerat, nas últimas cinco semanas os seus familiares e amigos perderam três visitas.
Hoje, a associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos fez saber que Eneko se reuniu ontem com o director da prisão e que este lhe manifestou a vontade de resolver os problemas. Na sequência disso, Eneko tomou a decisão de abandonar a greve de fome. / Fonte: naiz.info

O donostiarra Jazint Ramirez vai ser libertado sob fiança
O preso Jazint Ramirez (bairro de Egia, Donostia) será posto em liberdade nas próximas horas, depois de pagar uma fiança de 20 000 euros. Passou mais de um ano na prisão e neste momento encontra-se em Soto del Real.

Jazint, que faz parte de um grupo de jovens que escaparam à operação de Outubro de 2010 contra a Segi e se refugiaram na localidade baixo-navarra de Izpura, foi detido pela Polícia Francesa no dia 2 de Março de 2011 com o seu irmão, Xalbador Ramirez, quando se dirigiam para Baiona, onde iam dar uma conferência de imprensa organizada pelo Colectivo contra o Mandado Europeu; foram extraditados para o Estado espanhol a 5 de Maio do mesmo ano. / Fonte: etxerat.info e irutxulo.hitza.info [Ongi etorri!]