O portal digital Mediapart afirma na sua edição de hoje que o presidente francês, François Hollande, deu luz verde à entrega de Aurore Martin às autoridades espanholas e que o Eliseu confirmou «oficiosamente» que a sua detenção não foi um acaso, como defende o ministro do Interior.
«O presidente da República deu o seu aval à extradição da militante basca a Espanha», afirma na sua edição de hoje o portal digital Mediapart.
O Mediapart afirma que antes de se executar a entrega foram feitas «consultas ao mais alto nível», que incluíam ministros e o presidente, François Hollande.
Na terça-feira à noite, o titular da pasta do Interior insistia perante a Assembleia Nacional francesa que não interveio na detenção e que se tratou de uma decisão judicial.
Contudo, o Mediapart, citando «informações do Eliseu», indica que a detenção «não foi fortuita» e que «as boas relações do presidente com as autoridades espanholas e a vontade de reforçar a luta antiterrorista facilitam este tipo de operações».
Convém recordar que Hollande, quando era candidato à presidência, pediu «clemência» e a busca de uma solução para o caso de Aurore Martin. / Fonte: naiz.info
«O Ministério francês da Justiça nega o envolvimento do Governo na detenção de Aurore Martin» (naiz.info)
La Parisienne Libérée - «Si Aurore Martin vous fait peur»
Informação e letra (naiz.info) [zorionak!]