sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A AN espanhola vai julgar três habitantes de Erandio por causa de fotos de presos

Os erandiotarras Iñaki Doñabeitia, José Ángel Torre «Txantxel» e Mikel Urriz vão comparecer na próxima terça-feira perante o juiz Grande-Marlaska, na Audiência Nacional espanhola, e incorrem numa pena de um ano e meio de prisão e oito anos de inabilitação pela alegada prática do crime de «enaltecimento do terrorismo».

A acusação do magistrado baseia-se num anúncio publicado pela Hegoalde Kultur Elkartea no programa de festas de San Agustin em 2011. No anúncio aparecia a foto de Erika Bilbao, presa erandiotarra entretanto libertada, juntamente com a imagem de um arrano beltza. Por terem permitido a publicação do anúncio com «tais coisas», Grande-Marlaska indicia «Txantxel» e Mikel Urriz, enquanto responsáveis da Hegoalde, e Doñabeitia, presidente da comissão de festas.

Ambas as associações consideraram «absurdo» o processo que o tribunal de excepção espanhol lhes moveu, na medida em que «no anúncio citado não há qualquer mensagem insultante ou vexatória para ninguém». Consideraram ainda que o processo constitui «um sério ataque contra o direito à liberdade de expressão».

Em solidariedade com os arguidos, foi convocada uma manifestação para hoje às 19h30, com o lema «Adierazpen askatasuna. Utzi Erandio Bakean» [Liberdade de expressão. Deixem Erandio em paz]. / Fonte: Gara

O Reino Unido aprovou a extradição de Antton Troitiño
Foi detido em Junho do ano passado em Londres. Antes disso, tinha passado 24 anos na prisão; depois de ser libertado, prolongaram-lhe a pena.
Um tribunal britânico aprovou a extradição do ex-preso basco Antton Troitiño (Donostia, 55 anos), segundo foi divulgado hoje. Tinha sido detido em Londres em Junho do ano passado. A audiência relativa ao pedido de extradição emitido pelo Estado espanhol teve início a 14 de Janeiro último.
Troitiño foi libertado em Abril de 2011, depois de ter cumprido uma pena de 24 anos em prisões espanholas. Cinco dias depois, a AN espanhola aplicou-lhe a doutrina 197/2006, conhecida como doutrina Parot, e emitiu um mandado de captura e detenção com o objectivo de o voltar a mandar para a prisão, mais seis anos. Mas não o encontraram. / Fonte: Berria

Várias iniciativas solidárias com os presos políticos bascos programadas pelo Herrira
Amanhã, sábado, kalejira e almoço na Alde Zaharra de Bilbo
A kalejira parte às 12h30 da Etxebarrieta anaien plaza; seguir-se-á um almoço. Na Parte Velha de Bilbo, ainda falta trazer 23 presos para casa. (herrira.org)

No domingo, almoço a favor dos presos em Izpura
O Herrira de Garazi-Baigorri organiza um almoço a favor dos presos políticos bascos em Izpura, que terá lugar este domingo, dia 3 de Fevereiro, na Herriko Gela / Sala Municipal da localidade baixo-navarra. A partir do meio-dia, haverá um aperitivo, a que se seguirá o almoço, com a animação a cargo da banda Nat eta Watson e de trikitilaris e bertsolaris. (herrira.org)

O Herrira de Amasa-Villabona organiza un festival de bertsos en Villabona
No dia 17 deste mês, o Herrira de Amasa-Villabona organiza um festival de bertsos, que terá lugar no pavilhão polidesportivo Olaederra de Villabona (Gipuzkoa) e contará com a presença de Maialen Lujanbio, Andoni Egaña, Jon Maia, Amets Arzallus, Amaia Agirre e Julio Soto. As entradas estão à venda em diversos locais. [Hemen duzue informazio osoa.] (Gara)

Ver também: «Em Burlata, UPN, PSN, PP e UIB impedem a solidariedade com os jovens que vão ser julgados na AN» (crónica de burlataHerria via ateakireki.com)