domingo, 4 de agosto de 2013

Donostia recebe conferência internacional pela paz em Outubro

Donostia será novamente a sede de uma conferência internacional centrada na resolução de conflitos, depois da que teve lugar em Aiete em Outubro de 2011. A iniciativa foi divulgada pelo autarca donostiarra, Juan Karlos Izagirre, durante o seu discurso no VIII congresso Mayors for Peace, que está a decorrer em Hiroshima (Japão).

Izagirre recordou as bombas que há 68 anos destruíram Hiroshima e Nagasaki, bem como o bombardeamento de Gernika, defendeu «a paz», sublinhou que a capital guipuscoana é «uma referência para a paz» e que o município «pode fazer muito pela defesa da paz».

O autarca anunciou que a Conferência Internacional «Construyendo la Paz desde el Ambito Local», que terá lugar nos dias 10 e 11 de Outubro, é uma iniciativa institucional organizada pela Autarquia donostiarra e se destina a autarcas e organismos locais de todo o mundo que tenham contribuído ou estejam a contribuir para a resolução de conflitos.

Izagirre mostrou-se convencido de que aquilo que se passar neste encontro terá grande importância para «o processo que se está a viver em Euskal Herria». Ainda sem confirmação, espera-se que o lehendakari Urkullu e o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, estejam na sessão de abertura.

Disse ainda que os participantes neste congresso se irão reunir em quatro grupos para trabalhar sobre quatro temáticas: «Cidades, conflito e processos de paz»; «Desafios após a resolução do conflito»; «Cidades e contributo para a paz mundial»; «Trabalhar a partir do [âmbito] local».

A VIII conferência geral Mayors For Peace prossegue esta segunda-feira com diversas intervenções, entre outros, do realizador de cinema Oliver Stone; na terça-feira, aniversário do bombardeamento atómico de 1945, haverá cerimónias no Parque Memorial da Paz de Hiroshima. / Mais informação: insurgente.org