domingo, 1 de dezembro de 2013

Milhares de pessoas manifestam-se em Donostia para apoiar os presos bascos em Sevilha II

Na sequência da greve de fome levada a cabo na cadeia de Sevilha II, milhares de pessoas manifestaram-se hoje pelas principais ruas da capital guipuscoana para exigir que se respeitem os direitos dos presos políticos bascos, numa mobilização que teve como lema «Sevilla II SOS! Euskal Presoen eskubideen alde borrokan» [Sevilha II SOS! Em luta pelos direitos dos presos bascos].

Os presos bascos de Sevilha II estiveram um mês em luta pelos seus direitos, tendo abandonado o protesto há alguns dias. Na mobilização, os manifestantes denunciaram o facto de a situação não ter melhorado e exigiram condições de vida dignas para os presos políticos bascos.

Antes de a manifestação começar, o responsável pelo Sortu em Gipuzkoa, Joxean Agirre, afirmou que a situação que os presos bascos enfrentam constitui uma «grave» violação de direitos e realçou a necessidade da resolução. Com ele e com outros representantes políticos, estiveram também na mobilização Rufi Etxeberria e Hasier Arraiz, membros da direcção do Sortu, e o autarca de Donostia, Juan Karlos Izagirre.

Quando a manifestação estava a sair do Boulevard, apareceram os mimoak [mimos], que ali mesmo encenaram a abertura das portas da cadeia de Sevilha. / Ver: naiz.info / Fotos: irutxulo.hitza
   
Donostia: apoio aos presos de Sevilha II [Ateak Ireki] Imagens da mobilização em que milhares de pessoas reclamaram o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos em Sevilha II. Entrevista a uma familiar do preso Txus Goikoetxea e a outras duas pessoas. 
Excerto do acto final [Ion Telleria] Euskal presoak etxera!