A Ernai da Alde Zaharra de Iruñea [Parte Velha de Pamplona] organizou um programa «de luta e reivindicação» para todo o dia 6 de Dezembro, dia da «santa constituição espanhola», no qual irá denunciar a imposição desse documento ao povo basco e irá afirmar que «não há nada celebrar».
Aquilo que irão celebrar é um Independentzia Eguna, no qual querem deixar claro «ao Estado que, 36 depois, aqui existe um povo vivo e lutador, que não está disposto a desaparecer, e que tomou a decisão firme de se libertar da opressão a que há muito é submetido pela oligarquia espanhola, um povo que, juntamente com a sua luta [de libertação], busca uma transformação revolucionária da sociedade, convertendo-as nas duas faces da mesma moeda: independentzia eta sozialismoa!», afirma a organização juvenil abertzale da Parte Velha de Iruñea.
Estão programadas diversas actividades para todo o dia. Às 11h00, a organização juvenil catalã Arran vai dar uma conferência sobre o processo soberanista naquele país. Às 14h00 é o almoço popular, na Arrano Elkartea, seguido da actuação de bertsolaris. Às 18h00, há uma kalejira a partir da Udaletxe plaza. A partir das 20h00, actuam as bandas Goienetxe Anaiak, Kasu e Bobatu. / Ver: ateakireki.com
EM DURANGO, DIA 6 HÁ MARCHA VERDE PELA INDEPENDÊNCIA
A plataforma Independentistak apresentou na terça-feira o programa para 6 de Dezembro [dia da constituição espanhola] em Durango, que terá como lema «Nahi dugulako/beharrezkoa dugulako, guk ere BAI independentziari» [Porque queremos/porque precisamos, nós também dizemos SIM à independência].
Numa conferência de imprensa em Bilbo, os membros da Independentistak defenderam que a independência é a melhor opção para Euskal Herria e sublinharam que o dia 6 de Dezembro corresponde à «imposição insultuosa» da celebração da Constituição espanhola, que nega os direitos do povo basco.
Para além da marcha prevista para as 17h00, o programa deste Dia pela Independência inclui diversas actividades culturais, muita animação musical, dança e a apresentação de um livro da Independentistak sobre a questão da independência na Escócia.
Para colaborar com a Independentistak nesta 48.ª Feira de Durango, pode-se usar o e-mail info@independentistak.net ou o telefone 943561853. / Mais informações (também sobre o programa de festa) em naiz.info e lahaine.org
domingo, 1 de dezembro de 2013
Em Iruñea, o dia da «santa constituição espanhola» é Independentzia Eguna
Etiquetas:
cultura,
encontro,
Esquerda Abertzale,
Notícias,
Repressão