A Polícia francesa prendeu Koldo Etxegarai esta manhã e efectuou buscas em sua casa. O membro da organização juvenil de esquerda Aitzina tinha sido intimado a depor, juntamente com Ieltxu Ostolaza, sobre o «roubo» de placas que indicavam o nome das terras bascas em francês, mas ambos decidiram não se apresentar às autoridades. Numa conferência de imprensa, a 20 de Novembro, disseram: «O tempo e o dinheiro que gastam a andar atrás de nós, mais valia usá-los a euskaldunizar as placas.»
Tal como aconteceu na sexta-feira passada a Ostolaza, também hoje Etxegarai foi detido de manhã e libertado à tarde. A organização juvenil, que criticou fortemente a detenção e a atitude do Estado francês, organizou uma concentração de protesto frente à Câmara Municipal de Baiona - na semana passada e hoje também (18h30).
As intimações a Ostolaza e Etxegarai surgem na sequência da acção levada a cabo por militantes da Aitzina a 14 de Julho, dia nacional da República Francesa: retiraram cem placas com os nomes em francês das entradas de localidades bascas e mandaram-nas de comboio para Paris. A 16 de Outubro, a Polícia francesa prendeu um outro militante da organização juvenil basca e efectuou buscas na sua sede em Baiona. / Ver: topatu.info e kazeta.eus
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
A Polícia francesa prendeu Koldo Etxegarai, da Aitzina
Etiquetas:
Detenções,
estado francês,
euskara,
Notícias,
Repressão