segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Milhares reivindicaram em Bilbo a oficialização das selecções bascas

O jogo de futebol amigável que as selecções masculinas de Euskal Herria e da Catalunha disputaram ontem em San Mamés (1-1) assinalou o centenário do primeiro encontro entre ambas as equipas. O dia foi de muita festa e reivindicação nas ruas da capital biscainha.
Ao longo do dia, o ambiente festivo sentiu-se sobretudo na zona do Areatza/Arenal e da Alde Zaharra. Já perto da hora do jogo, realizou-se um desfile a favor da oficialização das selecções bascas, no qual participaram muitos desportistas. No final, o cantor Josu Bergara interpretou os temas «Txoria txori», de Mikel Laboa, e «L'Estaca», de Lluís Llach.
Dentro do campo, o ambiente não foi menos festivo e ficou marcado pela reivindicação da independência por parte das duas «torcidas». Antes do começo da partida, ambas as selecções exibiram, lado a lado, faixas a favor da oficialização: lia-se «ONE country ONE team» (na dos bascos) e «Una nació, una selecció» (na dos catalães). / Ver: naiz e Diário Liberdade / FOTOS: um país, uma selecção / VÍDEO: EH-Catalunya