A plataforma Iparra Galdu Baik agendou para dia 7 uma marcha solidária à cadeia de Alcalá-Meco, onde se encontra o preso ondarrutarra Ibon Iparragirre. Sob o lema «Heriotz zigorrik ez! Berandu baino lehen Ibon etxea!» [Não à pena de morte! Antes que seja tarde, o Ibon para casa!], a iniciativa visa alertar para a grave condição clínica do preso basco, que tem Sida no estágio C-3, e reclamar o seu regresso a casa.
Depois de ter sido obrigado a viajar para Euskal Herria (cadeia de Zaballa) para participar num julgamento, no dia 24 de Outubro Ibon foi novamente transferido para a cadeia madrilena. Nesse dia, a sua mãe e um primo dirigiram-se a Zaballa para o visitar e ali foram informados que tinha sido transferido para Burgos. Contudo, à chegada ao presídio burgalês, também foram informados que o preso ali não estava.
Só mais tarde se soube que o tinham levado de volta para Alcalá-Meco, confirmando os piores temores dos familiares, amigos e conterrâneos de Iparragirre, que, altamente debilitado, ficou novamente a centenas de quilómetros de casa. / Ver: amnistiaaskatasuna, aseh e aseh
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Marcha solidária com Ibon Iparragirre a Alcalá-Meco
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão