domingo, 9 de maio de 2010

O Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil aprova uma moção de apoio a Euskal Herria


Os 1200 agricultores brasileiros provenientes de 17 estados que participavam no III Encontro Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil (MPA) subscreveram uma moção em que exigem: o fim da repressão sobre o povo basco e o fim da criminalização dos movimentos sociais e grupos políticos, a repatriação das pessoas presas por motivos políticos e uma resolução política negociada do conflito que permita ao povo basco alcançar a sua libertação e autodeterminação.

Na nota emitida pela Askapena, a organização internacionalista basca afirma sentir orgulho por ver como «a luta do povo basco pela autodeterminação e o socialismo é reconhecida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil».
Em jeito de retorno, a Askapena manifesta a sua solidariedade com a luta deste movimento, que torna extensiva «a todos os movimentos brasileiros que lutam por um Brasil dos agricultores, dos povos originários, dos trabalhadores... do povo, por um Brasil socialista», afirmando no final da nota: «Esperamos encontrar-nos mais vezes nos nossos caminhos!»

Gora Brasilgo nezakazari txikien borroka!
Viva a luta dos pequenos agricultores do Brasil!

Ver aqui a Moção de Apoio ao Povo Basco e de Repúdio ao Estado Espanhol e Francês

Fonte: askapena.org