São oito mas teme-se que possam vir a ser mais à medida que o tempo passa. São de Zugarramurdi (Baztan, Nafarroa) e foram multados em 450 euros por terem participado numa reunião não autorizada, pois o número de participantes foi superior a 20 - mas eles desconheciam tudo isto. Há sete meses, no dia 23 de Fevereiro, havia festa, pois o Atxuri, clube de montanhismo local, festejava o seu 15.º aniversário e os 3000 quilómetros percorridos. Agora, para espanto de todos, começaram a aparecer as sanções.
«De manhã demos uma volta pelo monte todos juntos; depois foi inaugurada uma exposição com as fotos do grupo no Museu das Bruxas, e dali fomos para a praça para tomar o aperitivo», dizem. «Fazia um tempo estupendo, havia muita gente nas esplanadas, tanto visitantes como zugarramurdiarras», e, a dada altura, ocorreu-lhes voltar a pendurar uma faixa com a inscrição «Ikur inposaketarik ez!» (Não à imposição de símbolos).
Pouco tempo depois - sempre de acordo com a versão dos multados -, apareceu uma viatura da Guarda Civil, que se aproximou deles. Os militares perguntaram-lhes se tinham autorização para organizar o «acto» e quem era a pessoa responsável pela organização. Os zugarramurdiarras responderam-lhes que não era ninguém em concreto, que era um assunto da terra. Em seguida, foram-lhes pedidos os documentos de identificação; e tudo ficou por aí, sem problemas, crispações ou insultos, e houve baile e festa, afirmam.
«Agora, desta forma, ficamos a saber que, pelos vistos, é proibido estarem mais de 20 pessoas juntas sem autorização do Governo», dizem os zugarramurdiarras.
«Hoje, como há 400 anos também na nossa terra, temos de andar de noite e às escondidas», comentam. / Notícia completa: ahotsa.info