domingo, 1 de novembro de 2009

O Fórum de Debate Nacional 2009 compromete-se a criar um ponto de encontro independentista


Mais de 200 pessoas que trabalham em prol de Euskal Herria participaram ontem em Donostia no plenário do Nazio Eztabaidagunea 2009, onde se salientou a necessidade de aprofundar a coesão entre os soberanistas.

Os participantes, entre os quais se encontravam figuras conhecidas dos domínios político, social e sindical, decidiram criar uma Comissão Promotora que, "partindo da pluralidade e da diversidade do independentismo", dê continuidade ao debate e analise os passos a dar. Decidiram ainda levar o debate à sociedade, de forma a possibilitar "vias para a participação dos cidadãos" e, assim, "recolher as suas ideias e opiniões".

O plenário adoptou uma resolução – «Em direcção à criação de um novo ponto de encontro independentista» –, que funciona como "uma proposta" de debate, em torno da qual a "ampla base independentista que surge actualmente dispersa" se possa reunir e expressar.

Expressaram ainda o seu compromisso em tornar-se "protagonistas activos das mudanças" de que o país necessita e manifestaram a sua determinação em "divulgar e reforçar o apoio à independência, bem como trabalhar sobre as oportunidades e capacidades para estruturar Euskal Herria como Estado".
Fonte: lahaine.org